terça-feira, 27 de outubro de 2009

O pRoJeTo

Primeiro tenho que agradecer as Pessoas e Instituições que acreditam na importância do Projeto, sem esse apoio jamais existiria. Acreditam na necessidade de trazer essa discussão para a unidade escolar a questão da diversidade sexual nas mais variadas visões, buscando discussões, fomentando novos questionamentos, abrindo novas perspectivas de pensamento, que possa refletir na sua compreensão de vida e nas atividades pedagógicas.



Entre os motivos para implementação deste projeto é possível destacar por um lado a existência de um cotidiano vivido nas escolas entre as quais as públicas, onde a discriminação aparece de uma forma, subliminar, invisível, mas perversa e por outro lado o reconhecimento das dificuldades que muitos de nós temos, por uma formação conservadora que impõe valores e tradições discriminatórios para lidar e reconhecer a importância de discutir e aprender um pouco mais sobre o tema sexualidade. Como superar suas barreiras pessoais, que acaba produzindo, muitas vezes, de forma involuntária, atitudes preconceituosas e desta forma ajudar na construção de uma sociedade justa e tolerante com a diversidade? Intolerância, violência, impunidade são também práticas institucionalizadas e, lamentavelmente, aceitas no que se refere à questão da diversidade sexual.
A questão da diversidade de expressão e orientação sexual é um tema difícil e polêmico do nosso tempo e que precisa ser abordado com dignidade, respeito, conhecimento e cidadania pelos professores e seus alunos e alunas futuros professores e professoras.
Não é aceitável do ponto de vista político e ético observar o crescimento da violência e da discriminação ao segmento LGBT, tornando-nos omissos, frente aos direitos legítimos de todo ser humano de ser livre e feliz



 


O projeto – PRO DIA NASCER FELIZ, vem sendo realizado, de maneira intencional, na época da primavera, buscando contextualizá-lo com esta estação do ano, que na sua mais pura tradução inspira o sentido do (re)florescimento, do (re)nascimento, da mudança que se supõe seja para melhor. Com essa expectativa encaramos o primeiro dia evento, como se fosse o equinócio de primavera.
Tomar a metáfora do equinócio é remeter as ações educativas que tenho procurado realizar ao sentido etimológico da palavra latina - aequinoctiu, que significa "noite igual", referindo-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual a da noite sobre a Terra. E poder dizer como o nosso poeta Cazuza: “PRO DIA NASCER FELIZ”.
Ao completar seu ano 4, o projeto alem de estar no Instituto de Educação Sarah Kubitschek estará presente em mais três escolas. O CIEP 340 Professora Laís Martins, em Caxias, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Santa Cruz e no Colégio Estadual Ignácio de Azevedo do Amaral no Jardim Botânico.
Pelas estradas da vida saímos numa viagem que não tem destino, buscamos caminhos, novas trilhas, contornos, atalhos e retornos num outro ponto de partida. Não tem volta. E a vida é esse movimento andarilho que nos leva a verdades, autenticidades e essências que são desmentidas e se desfaz em pedaços numa ameaça de destruir tudo o que temos tudo o que sabemos tudo o que somos nos colocando frequentemente em contradições. E nesse turbilhão que por vezes é incômodo, doloroso e prazeroso, se da à renovação, a transformação, a evolução. Nas nossas trajetórias “o que importa é o andar e não o chegar, pois na vida não há lugar para se chegar, o que interessa é o movimento e as mudanças que se dão ao longo do trajeto.”
Um Feliz “Equinócio” da Primavera
Antonio Pinheiro




“Pro Dia Nascer Feliz” em sua quarta edição consecutiva vai sendo compreendido por uns, inaceitável por outros e parabenizado por outro tanto.
O apedrejamento ainda é inevitável, do meu jeito vou desviando de umas e sendo atingindo por outras.